PROJETO AMIZADE

Dia 20 de julho estaremos comemorando o dia do amigo!!!

Por isso achei importante postar algo sobre esse dia para trabalharmos com nossos alunos...

Justificativa: reflexão dinâmica e interativa sobre o valor da amizade e da compreensão humana através de personagens conhecidos das histórias em quadrinhos, cinema e televisão.

1.OBJETIVOS resgatar os valores da amizade entre as pessoas de todas as faixas etárias, culturas, raças, costumes, etc.; enfocar personagens literários e infantis para o maior interesse e entendimento das crianças; destacar por meio de imagens e de mensagens a importância da cidadania e da inclusão social e cultural.
oDesenvolver competências sociais nas crianças . oMostrar como serem amigas. oExercitar a identificação, sensibilidade e fala pública sobre diferentes sentimentos. oDestacar como lidarem com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira. oAjudar a expressarem sentimentos que lhes desagradam.

QUESTÕES RELEVANTES:

oQUE É AMIZADE? oO que é um amigo de verdade? oQual a importância de um amigo? oO que é o medo? oQue coisas nos fazem felizes? oPor quê ficamos tristes? oO que nos deixa com raiva? oComo não falar a um amigo? oComo falar a um amigo? E inúmeras outras do mesmo tipo, levantadas pelas próprias crianças.

******************************

4.COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS oAfetividade oAuto-estima oOtimismo oControle dos impulsos oPrestatividade e solidariedade oSinceridade oEmpatia no ouvir oComunicação Interpessoal oAdministração das Emoções

DEBATES _ Nesse debate deve prevalecer a solicitação de opiniões sobre atitudes, gestos, posturas, ações ainda que as mesmas não devam suscitar julgamentos morais por parte dos professores. Não existe um tempo prescrito previamente para a duração dos debates, embora os Mediadores devam mostrar sensibilidade para não o prolongarem além dos limites do interesse por parte dos alunos envolvidos.

*********************************************

SÍNTESE CONCLUSIVA _ Concluído os debates os Mediadores sintetizarão as conclusões gerais, enfatizando o que se levou os alunos a aprenderem com a atividade.

FECHAMENTO_ É extremamente importante destacar que os valores e os ensinamentos conquistados necessitem ser retomados em momentos e circunstâncias diferentes, internalizando-se nas atitudes dos professores, contextualizando-se aos temas curriculares desenvolvidos.

Obs: essa atividade cultural pode ser também apresentada com data-show.

0 comentários: