PROJETO AMIZADE
Dia 20 de julho estaremos comemorando o dia do amigo!!!
Por isso achei importante postar algo sobre esse dia para trabalharmos com nossos alunos...
Justificativa: reflexão dinâmica e interativa sobre o valor da amizade e da compreensão humana através de personagens conhecidos das histórias em quadrinhos, cinema e televisão.
1.OBJETIVOS
resgatar os valores da amizade entre as pessoas de todas as faixas etárias,
culturas, raças, costumes, etc.;
enfocar personagens literários e infantis para o maior interesse
e entendimento das crianças;
destacar por meio de imagens e de mensagens a
importância da cidadania e da inclusão social e cultural.
oDesenvolver competências sociais nas crianças .
oMostrar como serem amigas.
oExercitar a identificação, sensibilidade e fala pública sobre diferentes sentimentos.
oDestacar como lidarem com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira.
oAjudar a expressarem sentimentos que lhes desagradam.
QUESTÕES RELEVANTES:
oQUE É AMIZADE?
oO que é um amigo de verdade?
oQual a importância de um amigo?
oO que é o medo?
oQue coisas nos fazem felizes?
oPor quê ficamos tristes?
oO que nos deixa com raiva?
oComo não falar a um amigo?
oComo falar a um amigo?
E inúmeras outras do mesmo tipo, levantadas pelas próprias crianças.
******************************
4.COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS
oAfetividade
oAuto-estima
oOtimismo
oControle dos impulsos
oPrestatividade e solidariedade
oSinceridade
oEmpatia no ouvir
oComunicação Interpessoal
oAdministração das Emoções
DEBATES _ Nesse debate deve prevalecer a solicitação de opiniões sobre atitudes, gestos, posturas, ações ainda que as mesmas não devam suscitar julgamentos morais por parte dos professores. Não existe um tempo prescrito previamente para a duração dos debates, embora os Mediadores devam mostrar sensibilidade para não o prolongarem além dos limites do interesse por parte dos alunos envolvidos.
*********************************************
SÍNTESE CONCLUSIVA _ Concluído os debates os Mediadores sintetizarão as conclusões gerais, enfatizando o que se levou os alunos a aprenderem com a atividade.
FECHAMENTO_ É extremamente importante destacar que os valores e os ensinamentos conquistados necessitem ser retomados em momentos e circunstâncias diferentes, internalizando-se nas atitudes dos professores, contextualizando-se aos temas curriculares desenvolvidos.
Obs: essa atividade cultural pode ser também apresentada com data-show.
0 comentários:
Postar um comentário